terça-feira, 17 de abril de 2012

Dicas para fazer a unha sem tirar cutícula!

Olha como o Dr Unhas responde à pergunta 'Afinal, é recomendado retirar a cutícula ou não?'
"Na verdade retirar as cutículas é um modismo muito relacionado a questão cultural e não uma necessidade. A cultura da mulher brasileira reza que "tirar as cutículas" proporciona um aspecto de unhas bem limpas, bem apresentáveis, uma sensação de leveza. Em termos de saúde das unhas é incorreto retirar as cutículas,
pois as mesmas protegem as unhas de agentes externos como microorganismos, fungos, bactérias, poluição entre outros, e quando ela é retirada, a unha fica vulnerável a qualquer um desses microorganismos que podem se infiltrar na pele e causar muitos problemas como micoses, infecções em geral; além de danos no crescimento da unha pelo ataque desses microorganismos (bactérias e fungos) diretamente na matriz ungueal." 


Eu tirava minhas cutículas normalmente e decidi parar em dezembro de 2010! Não é fácil e na hora de fazer as unhas o alicate vai quase que automaticamente tirando tudinho, né? Mas com o tempo você vai percebendo que as cutículas vão ficando mais fininhas e comportadinhas principalmente quando são bem hidratadas! Além disso fica muito mais rápido pra fazer a unha e não tem aquele problema de tirar um bifinho de vez em quando!
 Na hora de fazer as unhas passe um produtinho pra amolecer as cutículas (eu não vou falar qual eu uso pois eu ODEIO o cheiro dele e só uso pra nao ter que jogar o vidrinho todo fora mas quando acabar não compro mais desse futum de jeito nenhum -rimou-) e deixe as unhas uns minutinhos de molho na água morna! Existem outros métodos para amolecer mas eu prefiro assim!




Com a espátula, empurre a cutícula com o lado achatadinho e tire o excesso com o lado pontudinho (bem delicadamente):















  Seque bem as unhas e, com o alicate, tire as pelinhas que estão branquinhas, ressecadas e berrando 'ME TIRA DAQUI!' No início parece que a cutícula ta gritando pra sair mas se você prestar atenção e ouvir bem vai ver que ela não tá querendo sair! Na hora de tirar essas pelinhas tem que ter  muito amor, carinho e delicadeza, combinado? Nada de ficar metendo bala no alicate para não machucar!



ALICATES E ESPÁTULAS SÃO OBJETOS DE USO PESSOAL E DEVEM SER ESTERILIZADOS E MANTIDOS SEMPRE BEM LIMPINHOS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Depois disso é só manter as cutículas bem hidratas! Eu passo Cera Nutritiva para unhas e cutículas da Granado todos os dias (e quem me conhece sabe bem disso)! Na embalagem fala pra usar de duas a três vezes por dia mas eu uso sempre que lembro! Tem um cheirinho suave e é tiro e queda para hidratar as cutículas!Hoje em dia tá fácil encontrar! Farmácia, Lojas Rede e na própria loja da Granado no Patio Savassi(BHMG)! Na hora de dormir ou quando tá bem ressecada eu uso o Bepantol (aquela pomada de passar em assadura de nenem que tambem é ótima pra hidratar os lábios)!

Tentem não tirar as cutículas! No começo parece irresistivel mas nao desista!
Beijos s2

21 comentários:

  1. Alicinha! Adorei a dica! Tô, aqui na PB, fielzinha, seguindo! Bjos

    ResponderExcluir
  2. amei a dica alice, mas onde compra a cerinha da granado? bjão poli

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a cerinha hoje em dia tá facil de achar! quase todas as farmacias e ate nas lojas rede! no patio savassi tem a propria loja da granado tbm (nao sei se eh mais barato la)

      Excluir
  3. Alicinha queria mto conseguir parar de tirar cuticula! Mas eu tenho mto! É possivel msm? Vc tirava antes? Vc tinha mto!?
    Melhor dica! Parabens! Brilhando!!!
    Luana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luana eu tinha normal! Mas DIZEM (nao sei se é verdade) que qnto mais vc vai tirando mais ela vai crescendo e que qndo voce vai parando ela vai dando uma afinadinha! Tem um produtinho da avon que chama Mira Cuticule que eu nunca usei mas mta gente ja usou e recomenda!Ele promete diminuir a cuticula!
      é possivel sim pra qualquer pessoa! e se vc nao quiser parar de tirar 100%...tira só um pouco da cuticula...nao sai cavando a unha,sabe?
      beijinhos!!

      Excluir
  4. Hoje vou fazer minhas unhas... sem tirar as cuticulas!
    Mas do pe ainda nao consigo parar!!
    Depois da algumas dicas para cuidados com as unhas dos pes se voce tiver!
    Beijos da Fa,

    Gaby de Padua

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. isshh...nao tenho cuidado nenhum com unha dos pés..faço raramente!ahahha! morro de pregs de pintar..mas nao tiro cuticula nunca..so empurro!!!!!!beijocaasss s2 larga o vicio de tirar cuticula!

      Excluir
    2. Super me identifico com a preguiçaaaa de pintar as unhas dos pés, mas quando pinto, fico encantada com as unhas hahahah. Passo geralmente 2 semanas com a mesma cor nas unhas dos pés. Já nas mãos... não consigo ficar mais que 3 dias.

      Adorei seu blog viu linda, adorei mesmo!!! São poucos os blogs que eu leio e me identifico. Estou te seguindo e passarei sempre aqui pra dar uma espiadinha nas suas dicas maravilhosas.

      Bjos esmaltados de Manaus- AM.

      Excluir
  5. Estou aqui seguindo e adorando seu blog, aprendi muito aqui *-*, sou de RO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você tá curtindo!!!!!! :)
      Agora você pode seguir o blog clicando em 'PARTICIPAR DESTE SITE' na barra lateral da direita!! :)
      Beijinhos!!

      Excluir
  6. Caramba adorei a dica, não gosto de tirar minhas cutículas pq tenho medo de machucar mas elas me incomodam, vou começar a fazer isso><

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não tira mesmo! HIDRATA bastante que elas vao ficar lindinhas! :)

      Excluir
  7. Existe um produto, o Prime Cuticle Premium, da UB (Unha Bonita - Daniele Honorato)que ao ser aplicado não precisa tirar as cutículas e se quiser nem ir mais ao salão para fazer unhas. Muito bom, de fácil aplicação e excelente resultado!!!

    ResponderExcluir
  8. nossa alice adorei a dica, vou fazer,com certeza deve ser facil e rapido

    ResponderExcluir
  9. olá Alice... gostei muito do seu blog! E já estou te acompanhando tb no facebook! Como vc tb sou viciada em esmaltes e adorei suas dicas!
    Beijusss

    ResponderExcluir
  10. A avon tem um creme redutor de cutículas. Você recomenda?

    Beijos
    Isis Urquisa

    ResponderExcluir
  11. Infelismente não consigo, pois tenho tanta cutícula q se parar de tirar parece q a unha vai desaparecer de tanta cuticula!

    ResponderExcluir
  12. Olá...
    Excelentes dicas...
    Até, mais...
    JaqueVirtual...
    http://jaquevirtual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Não esqueça de assinar o seu comentário ! :)